COMUNICADO CONJUNTO
Caros Associados:
No seguimento do acordo assinado pelos sindicatos subscritores do AE CP 2024, no dia 23 de julho de 2024, ficou assumido o compromisso de retoma de negociações com a empresa a partir do mês de setembro, para revisão das tabelas salariais.
As negociações agora em curso são fruto da luta de todos os trabalhadores durante os primeiros sete meses do ano.
A retoma das negociações tem como finalidade a valorização das tabelas salariais de todos os trabalhadores, de modo a tornar a empresa mais atrativa no mercado de trabalho, com capacidade para atrair novos e de retenção dos atuais trabalhadores
No final do mês de setembro decorreu uma primeira reunião, plenária, entre a CP e os sindicatos, na qual nos lançaram o desafio de integrarmos conjuntamente um grupo de trabalho. Algo que conseguimos, por se entender que o objetivo final visa acrescentar rendimento a todos os trabalhadores. Na escolha dos representantes no grupo de trabalho, imperou a confiança entre as ORTs.
Posteriormente, a 29 de outubro, decorreu uma reunião com caracter introdutório e exploratório, para percebermos em que areias nos iríamos mover. Foram agendadas reuniões semanais, de modo que seja efetuado um trabalho contínuo e célere, que sirva a contento todas as partes.
Hoje, dia 5 de novembro, a reunião foi dividida em duas partes, a primeira, serviu para se formalizar um acordo transversal, em que todos os trabalhadores terão um acréscimo salarial extraordinário de 32€ no salário base, com retroatividade ao mês de agosto. Esse aumento será pago no recibo de vencimento do mês de novembro, a verba ora disponibilizada é proveniente do excedente financeiro existente no PAO para o ano 2024.
Na segunda parte da reunião, a CP apresentou um possível cenário/proposta de aumento nas grelhas indiciárias com o objetivo de tornar a empresa mais competitiva no mercado de trabalho. Essa proposta será enviada às ORTs, será por nós analisada e trabalhada, em conjunto, com o propósito de se alcançar uma proposta de valorização salarial comum.
Sem prejuízo deste aumento transversal extraordinário, os sindicatos subscritores do AE CP 2024 continuam a trabalhar no sentido de serem criadas melhores condições salariais a todos os trabalhadores. Conosco não há trabalhadores de "primeira ou de segunda", todos são importantes, todos são valorizados!
Ora adiante, sempre que existirem informações com caracter relevante, daremos a conhecer aos trabalhadores do desenvolvimento do trabalho efetuado.
ASCEF | ASSIFECO | FENTCOP | FECTRANS/SNTSF
SINAFE | SINDEFER | SINFA | SINTTI | SIOFA | SNAQ | STF
As organizações sindicais:
Lisboa, 5 de Novembro de 2024